A mordida cruzada pode gerar muito desconforto quando mastiga e pode evoluir para condições ainda mais sérias. Para evitar complicações a é fundamental marcar uma consulta no dentista e iniciar o tratamento o quanto antes.
O que é a mordida cruzada?
A mordida cruzada é um desalinhamento dos dentes do maxilar superior com o inferior, que origina a incapacidade de fechar a boca de forma correta.
Existem dois tipos de mordida cruzada: posterior, que se dá quando os dentes de trás não se encaixam e a Anterior, quando os dentes de cima da frente passam por trás dos dentes inferiores e desta forma o maxilar inferior é projetado para a frente causando um aspeto antiestético.
Mas além de problemas a nível de estética, a mordida cruzada pode causar cáries e doenças nas gengivas.
Como identificar?
Ao longo do tempo irão aparecer diversos sintomas, tais como:
- Bruxismo: consiste no ranger dos dentes durante o sono;
- Dentes desgastados e até mesmo a perda do dente;
- Ruídos ao movimentar a boca;
- Sensibilidade dentária;
- Dor de cabeça associado a zumbido nos ouvidos;
- Ferimentos nas bochechas;
- Perda da estrutura óssea do maxilar.
Ao não ter o devido tratamento dentário, estes sintomas podem intensificarem-se, por isso é preciso ter atenção.
Causas
A mordida cruzada pode ser causada por motivos de genética, ambientais e funcionais. Os mais comuns são:
Fatores hereditários – dá-se quando existe genética para possuir osso da mandíbula mais largo que o superior, originando o desalinhamento dos dentes.
Atraso no crescimento dos dentes – isto é, os dentes de cima e os de baixo não crescem ao mesmo tempo, causando um maior afastamento entre eles.
Chuchar o dedo – este procedimento pode atrasar o crescimento do céu da boca, ficando menor que o suposto, o que provoca desalinhamento entre os dentes.
Falta de espaço na boca – o que pode originar dificuldade na higienização.
Respirar pela boca – quando existem situações em que não se consegue respirar bem pelo nariz, as pessoas têm tendência a respirar pela boca o que pode prejudicar o desenvolvimento do maxilar e originar o desalinhamento dos dentes.
Tratamento
O tratamento devia ser iniciado em criança, quando os dentes definitivos ainda se estão a desenvolver, mas em adulto também existem diversas formas, entre as quais:
Extração dos dentes
O dentista opta por este método quando a mordida é alterada pelos dentes inferiores e tem o objetivo de deixar mais espaço na boca para que os dentes nascem corretamente, sem prejudicar o alinhamento.
Uso de aparelho dentário
É um dos procedimentos mais utilizados, pois ajuda os dentes a posicionarem-se de forma correta e a alinhá-los. Deste modo, é aplicado um aparelho sobre os dentes com o intuito de fazer pressão para empurrar ou puxar os dentes, alinhando a mordida.
Conforme a fase de modificação da mordida e da idade, este tipo de aparelho pode ser usado até vários meses ou anos e atualmente já existem duas opções de aparelho, o aparelho dentário convencional e o aparelho dentário invisível.
Expansor Palatino
Consiste num aparelho que é afixado no céu da boca entre os molares e vai empurrando os dentes para fora, cirando desta forma mais espaço para os dentes. Este procedimento atua melhor em crianças, sendo que o céu da boca ainda se está a desenvolver.
Cirurgia
Quando a oclusão é de grande dimensão, ou seja, em adultos, a técnica mais eficaz é a cirurgia. Gera resultados com melhor estética, apesar de se rum pouco invasivo. O cirurgião fratura o maxilar em diferentes partes e de seguida usa parafusos e aparelhos dentários para recolocá-los no local correto.
Visite uma das nossas Clínicas Dentárias Smile.up. Garantimos facilidades de pagamento, horários alargados, tecnologia de última gama e profissionais especializados em todas as áreas da Medicina Dentária, como a Ortodontia, Implantologia, Periodontologia e Odontopediatria.