Mitos e verdades sobre o aparelho dentário invisível

Mitos e verdades sobre o aparelho dentário invisível

Quer ter os dentes alinhados, mas tem vergonha do sorriso metálico? O aparelho dentário invisível, vulgarmente conhecido como Invisalign, é a solução. Este tratamento é uma alternativa inovadora ao aparelho dentário convencional para corrigir a posição dos dentes, é removível, confortável e não compromete a estética do sorriso.

No entanto, existem mitos e verdades sobre o aparelho dentário invisível que é preciso desmistificar.

Mitos sobre o aparelho dentário invisível

Todos os aparelhos dentários invisíveis são da marca Invisalign

Não. A Invisalign é uma marca americana de aparelhos dentários invisíveis e a mais conhecida no mercado e, por isso, a que fica mais no ouvido das pessoas.  No entanto existem outras marcas disponíveis no mercado, como a SPARK ou Alineadent.

O aparelho invisível só funciona em casos simples

Este é um mito muito comum. Atualmente, este aparelho pode ser usado para casos de maior complexidade, como a sobremordida, o prognatismo, a mordida aberta, o apinhamento dentário e os diastemas (espaço entre os dentes). Isto graças ao contínuo desenvolvimento tecnológico do tratamento. A melhor opção vai ser decidida pelo seu dentista ou ortodontista.

Nunca se podem retirar os alinhadores invisíveis da boca

Pode. Esta é uma das grandes vantagens deste tratamento, o aparelho é removível, ao contrário dos aparelhos convencionais. O recomendado é que use os alinhadores invisíveis durante 22 horas por dia. No entanto, devem ser retirados para fazer as refeições e na higienização dos dentes. Os pacientes devem dormir com os alinhadores.

Não é tão eficaz quanto o aparelho dentário convencional

O aparelho dentário invisível é tão eficaz quanto o aparelho convencional. O segredo da eficácia está no cumprimento das indicações do seu dentista ou ortodontista e do cuidado que tem com o aparelho e a higienização do mesmo.

Dificulta a fala

Existe um processo de adaptação inicial em que pode até notar que emite um som sibilante quando diz certas palavras. Esta sensação vai desaparecer e depois nem vai notar que tem o aparelho.

O tratamento é mais doloroso e demorado

Precisamente o contrário. Como não possui fios ou metais, não magoa o interior da boca, as gengivas ou a língua. Desta forma, não causa feridas. O tempo de tratamento está relacionado com o cumprimento das indicações médicas por parte do paciente e da complexidade do problema.

É mais caro

Não, necessariamente. O preço do aparelho dentário invisível depende da complexidade, da duração do tratamento e manutenção.

Verdades sobre o aparelho dentário invisível

Consigo saber como vai ficar o sorriso depois do tratamento

Sim. É possível ver como vão ficar os seus dentes através de um software que produz um plano tridimensional. Neste estudo é indicada a duração do tratamento e o sorriso final, desde que cumpra todas as indicações.

Posso comer tudo o que quiser

Sim, esta é uma das principais vantagens. Como é removível, retira-o para fazer as refeições e, assim, pode comer qualquer alimento. Não se esqueça de escovar bem os dentes antes de voltar a colocar o aparelho.

Os aparelhos invisíveis são mais higiénicos

Verdade. Como pode removê-los, tem mais facilidade em escovar os dentes e utilizar o fio dentário, depois das refeições. Também é possível limpar o aparelho e evitar a acumulação de restos de comida. Uma higienização correta impede a acumulação de bactérias.

Vou menos vezes ao dentista

Verdade. Não existe a necessidade de ajustar peças metálicas na boca, nem trocar elásticos, por isso, para além das consultas serem mais rápidas, também recebe os alinhadores, que pode trocar em casa, evitando a deslocação frequente à clínica dentária.

Qualquer pessoa pode usar o aparelho invisível

Sim. A partir dos 6 anos, o aparelho dentário invisível é uma opção viável para qualquer pessoa. Naturalmente, devem ser adaptados à idade. Se o seu objetivo é alinhar o sorriso de forma discreta, este aparelho é a melhor solução.

Posso fazer um branqueamento com o aparelho invisível

Sim, este é um fator diferenciador. Com os aparelhos fixos, não é possível realizar certos tratamentos dentários, por exemplo o branqueamento. Mas com o aparelho invisível, é possível. Durante o procedimento, retira o aparelho e, desta forma, não existe inconveniente de tornar os dentes mais brancos e bonitos.

Tenho de usar aparelho de contenção

Sim. Como qualquer tratamento ortodôntico, também com alinhadores invisíveis, é necessário utilizar um aparelho de contenção, que vai manter os dentes na posição correta e impedir que que voltem a desalinhar.

Aparelho dentário invisível na Smile.up

Agora que já desmistificou alguns factos sobre o aparelho dentário invisível e esclareceu as suas dúvidas, não hesite em agendar uma consulta de avaliação oral na Smile.up e ganhe qualidade de vida. O aparelho invisível é a melhor opção para conseguir o sorriso perfeito de forma discreta.

Desde aparelhos dentários, dos invisíveis aos convencionais, passando pelas próteses dentárias, vulgarmente denominadas de dentaduras ou placas, implantes dentários, facetas ou branqueamentos dentários, são várias as opções de tratamento para conseguir um sorriso saudável e bonito.

Visite uma das nossas Clínicas Dentárias Smile.up espalhadas por todo o país. Garantimos facilidades de pagamento, horários alargados, tecnologia de vanguarda e profissionais especializados em todas as áreas da Medicina Dentária, como a Implantologia, Ortodontia, Periodontologia e Odontopediatria.

Scroll to Top