Aparelho dentário fixo: modelos e funções
Os aparelhos dentários corrigem problemas de desalinhamento dentário e oclusão em qualquer faixa etária. Atualmente, existem várias soluções de escolha no uso dos aparelhos dentários fixos, tendo em conta a cor, o formato e os materiais usados, para que possa optar pela solução funcional e estética que mais se adequa às suas necessidades e preferências.
A partir de que idade as crianças podem colocar aparelho? A Dra. Sorridente reponde!
Aparelho dentário fixo convencional
O aparelho dentário fixo convencional consiste na colocação individual de brackets em todos os dentes, onde serão colocados arcos e elásticos. O tratamento aplica pressão para os dentes alinharem, promovendo o nivelamento dentário a nível superior e inferior.
O facto de ser um aparelho não removível faz com que o paciente não tenha de se preocupar com as horas em que deve tê-lo em boca, mas, em contrapartida, exige um maior cuidado de higienização, com o uso de uma escova de cerdas suaves, fio dentário e escovilhão para que não fiquem resíduos de comida acumulados nas brackets que potenciam o surgimento de cáries.
Aparelho Dentário Autoligável (Damon System)
O aparelho dentário autoligável tem a grande vantagem de dispensar a utilização de elásticos, prendendo os arcos metálicos diretamente nos brackets. Além disso, as ligas metálicas usadas neste tratamento são ligeiramente diferentes, permitindo que os arcos se moldem ao longo do tempo à boca do paciente.
Apesar de ter a mesma utilidade que as soluções de tratamento anteriores, esta alternativa diminui o tempo de tratamento, a frequência das consultas de manutenção e a pressão sentida nos dentes no momento de colocação ou de troca das ligas metálicas do aparelho.
Aparelho Dentário Lingual
O aparelho dentário lingual é uma ótima solução para pacientes que preferem um tratamento mais discreto, simples e rápido.
Nesta opção, os brackets são colocados na superfície interior dos dentes, desempenhando a mesma função que o aparelho tradicional, mas de forma praticamente invisível.
Ainda que a habituação ao posicionamento dos brackets possa ser demorado, esta alternativa é especialmente útil para desportistas, já que ajuda a evitar danos mais graves em caso de colisão.