Aparelho dentário invisível: como funciona e vantagens

dentista coloca aparelho dentário invisível na boca de paciente

O aparelho dentário invisível, ou alinhador invisível, é um sistema de tratamento ortodôntico que utiliza um conjunto de alinhadores removíveis feitos de material transparente e flexível. Estes aparelhos são personalizados e projetados individualmente para cada paciente para garantir que os dentes se movem gradualmente para a posição desejada.

Ao contrário do aparelho fixo convencional, o aparelho dentário invisível, muito conhecido através da marca Invisalign, oferece uma opção estética para corrigir problemas ortodônticos, com  um tratamento discreto, quase impercetível.

Como funciona o aparelho dentário invisível

mulher guarda aparelho invisível numa caixinha
Os alinhadores invisíveis são trocados a cada uma ou duas semanas, permitindo o controlo preciso do tratamento

O tratamento com o aparelho dentário invisível começa com uma consulta de avaliação em clínica. Nesta avaliação é feito um scan intraoral 3D para obter moldes digitais da dentição, simular o movimento dos dentes e criar um plano de tratamento personalizado e planeado por um especialista.

Posteriormente, com base no diagnóstico, é fabricado um conjunto de alinhadores personalizados, feitos a partir dos moldes da boca do paciente.

O paciente usará cada conjunto de alinhadores por uma ou duas semanas, removendo-os apenas para comer e fazer a higiene oral. À medida que os dentes se movem, um novo conjunto de alinhadores é utilizado, permitindo um controlo preciso do tratamento. O processo é repetido até que os dentes estejam na posição correta.

10 vantagens do aparelho invisível

  1. Invisível: a vantagem mais óbvia é o facto deste aparelho dentário ser transparente, sem arcos metálicos ou brackets.
  2. Removível: os aparelhos invisíveis são removíveis, permitindo ao paciente retirar para fazer as refeições. No entanto, é preciso ter disciplina e atenção: o aparelho deve ser usado durante 22h.
  3. Estética: os aparelhos dentários invisíveis moldam-se aos dentes de forma praticamente impercetível. Assim, é possível sorrir sem se sentir constrangido.
  4. Conforto: os alinhadores ajustam-se num encaixe perfeito aos dentes. Por isso, eliminam o desconforto causado pelos brackets dos aparelhos convencionais.
  5. Higiene: por ser removível, a escovagem dos dentes sucede da mesma forma de sempre, basta remover o aparelho. A higienização dos dentes é mais simples porque não causa retenção de resíduos alimentares. Além disso, o próprio aparelho também é fácil de higienizar.
  6. Mastigação: ao contrário do aparelho fixo convencional, os alinhadores devem ser removidos na hora das refeições para facilitar a mastigação.
  7. Sem restrições alimentares: o aparelho invisível deve ser retirado para comer, por isso não existem restrições alimentares. O paciente pode comer sem ter que se preocupar se ficou comida presa no aparelho ou se danificou algum componente, como acontece nos aparelhos dentários fixos.
  8. Mais rápido: para além dos alinhadores poderem ser trocados sem precisar de ir ao dentista, o aparelho invisível também pode originar um tratamento mais rápido do que as opções convencionais.
  9. Menos consultas: geralmente, as consultas de acompanhamento com o dentista são menos frequentes em comparação com o aparelho tradicional.
  10. Resultados previsíveis: na consulta de planeamento antes do tratamento, é possível prever o resultado e o tempo de tratamento, graças ao plano tridimensional gerado pelo scanner digital.

Desvantagens do aparelho invisível

  1. Exige disciplina: o facto de ser removível, pode ser uma desvantagem. Contudo, esta opção de tratamento exige colaboração e responsabilidade por parte do paciente. Visto que, pode comprometer o sucesso e a duração do tratamento.
  2. Mais caro: como os alinhadores são produzidos de forma personalizada para casos específicos, normalmente, têm um custo mais elevado do que as opções convencionais.
  3. Afeta a fala durante o processo de adaptação: tal como acontece com os outros tratamentos ortodônticos, há um curto período de adaptação que afeta ligeiramente a fala.

Precisa de alinhar o sorriso, mas está a adiar o tratamento por receio de comprometer a sua aparência com os aparelhos fixos? Os aparelhos invisíveis são uma solução excelente para os adultos, uma vez que são muito discretos e não têm qualquer impacto que possa causar insegurança com a autoimagem, sobretudo no contexto profissional. Conheça mais sobre o aparelho invisível, agenda uma consulta na Smile.up mais próxima de si!

Aparelho dentário removível ou fixo

dentista segura numa mão um aparelho dentário invisível e na outra um aparelho fixo
O aparelho removível proporciona um tratamento quase impercetível e com maior conforto

O aparelho invisível é removível e corrige problemas de alinhamento. Esta solução é eficaz para corrigir problemas ortodônticos, como o diastema (espaço entre dentes separados), mordida cruzada ou mordida aberta. 

Além disso, os alinhadores movem os dentes para a posição correta de forma mais estética, rápida, prática e confortável que os convencionais. Contudo, oclusões complexas podem exigir um aparelho dentário fixo.

O aparelho dentário fixo é o tratamento mais indicado para corrigir os casos mais complexos de alinhamento, mordida ou harmonização facial. No entanto, o tratamento com o aparelho dentário convencional dura mais tempo, exige mais cuidados e higiene oral e é menos estético, prático e confortável para o paciente.

Quanto tempo dura o tratamento com alinhadores

A duração do tratamento varia segundo o caso clínico de cada paciente, como, por exemplo, a posição dos dentes, idade e a resposta ao tratamento. Contudo, normalmente o tratamento com alinhadores dura cerca de 6 a 12 meses.

De notar que esta solução pode ser utilizada por crianças a partir dos 6 anos.

Quanto tempo deve ser usado por dia

O aparelho dentário invisível deve ser usado no mínimo 22 horas por dia. É recomendado que seja retirado apenas para comer e lavar os dentes. Após as refeições, os dentes devem ser lavados de imediato para o aparelho ser colocado novamente na boca.

Cuidados a ter com o aparelho dentário invisível

Para obter o resultado idealizado é necessário ter alguns cuidados para garantir que continuam confortáveis, eficazes e limpos. Para isso, basta seguir algumas dicas para cuidar dos seus alinhadores invisíveis.

  • Remover os alinhadores para comer ou beber qualquer coisa que não seja água. Visto que reduz o risco de causar danos no aparelho;
  • Evitar alimentos pigmentados para que os alinhadores se mantenham transparentes. Estes pigmentos podem criar manchas ao longo do tempo;
  • Guardar os alinhadores num estojo protetor sempre que não estiver a utilizá-los. Assim, evita que sejam contaminados por bactérias.

Como limpar corretamente

A limpeza do aparelho dentário removível é fundamental para evitar a acumulação de bactérias e odores desagradáveis. Por isso, é recomendado que o paciente lave os alinhadores transparentes todas as manhãs e após todas as refeições.

Para limpar suavemente os alinhadores transparentes, deverá utilizar uma escova de cerdas macias, pasta de dentes e enxaguar com água morna. Nunca use água quente, pois poderá danificá-los.

É recomendável lavar também os dentes antes de voltar a colocar o aparelho, pois se houver restos de comida, como molho de tomate ou mirtilo, por exemplo, poderá manchar o aparelho.

Quanto custa um aparelho dentário invisível

O aparelho invisível é mais caro do que o aparelho fixo. O preço varia de caso para caso, tendo em conta a duração do tratamento, a idade do paciente, doenças ou problemas associados. Por esta razão, é necessário avaliar o estado de saúde oral do paciente.

Marque já uma consulta numa clínica dentária Smile.up, para saber mais.

Leia também:

Scroll to Top