O aparelho dentário fixo é o mais famoso dos aparelhos, no entanto é normal a maioria dos pacientes ter algumas preocupações e dúvidas antes de o colocar. Por isso, a Smile.up explica tudo o que precisa de saber sobre o aparelho dentário fixo.
O que é o aparelho dentário fixo?
O aparelho dentário fixo serve para corrigir a posição dos dentes, quer seja por questões estéticas ou por questões de ordem funcional ou má oclusão.
O aparelho dentário fixo, como o próprio nome indica, é fixo aos dentes por meio de umas peças, chamadas de brackets, que são coladas aos dentes com resina. Os brackets colados em cada dente recebem um arco de metal maleável que, no caso do aparelho dentário fixo convencional, é fixo aos brackets com elásticos coloridos.
Esse arco é variável e é trocado pelo dentista consoante a evolução do tratamento. As forças exercidas nos dentes vão permitir alterar progressivamente a posição dos dentes desalinhados. A duração do tratamento pode variar entre 1 e 3 anos, dependendo do caso.
Tipos de aparelho dentário fixo
Aparelho Dentário Fixo Convencional
O aparelho dentário fixo convencional é o mais conhecido. É constituído por brackets que se colam nos dentes aos quais é aplicado um arco de arame, fixo aos brackets com elásticos.
Aparelho Dentário Fixo Estético
O aparelho fixo estético funciona da mesma maneira do convencional, mas ao invés de metal, os brackets são feitos de policarbonato que têm uma coloração mais próxima à dos dentes. Tornando esta opção mais impercetível.
Aparelho Dentário Autoligável
O aparelho autoligável utiliza arcos metálicos diferentes dos do aparelho fixo convencional e também dispensa o uso dos elásticos, prendendo os arcos metálicos diretamente nos brackets. A vantagem do aparelho autoligável é o facto de ser um tratamento mais rápido e diminuir a quantidade de consultas de manutenção necessárias.
Aparelho Dentário Lingual
No aparelho dentário lingual os brackets são colocados na superfície interior dos dentes. Desempenhando a mesma função do aparelho fixo convencional, mas de forma impercetível.
O que deve saber antes de colocar aparelho dentário fixo
Existe um período de adaptação ao aparelho
Normalmente, o aparelho é colocado nos dentes superiores primeiro e, cerca de dois meses depois, é colocado nos dentes inferiores. O processo de colocação do aparelho não causa dor. Contudo, os primeiros dias, depois de colocar o aparelho, é natural sentir-se algum desconforto. Nessa fase, aconselhável a alimentação ser composta por sopas, purés e outras comidas de consistência mais líquida.
Após a colocação do aparelho fixo existe um período de adaptação dos lábios, da língua e até da fala, entre 10 e 15 dias. Em alguns casos o período poder ser mais extenso.
Não se pode comer tudo
Durante o tratamento, é recomendado evitar comer pastilha elástica, frutos secos como nozes e torradas, porque podem danificar as peças do aparelho. Também é recomendado cortar os alimentos sólidos em vez de os trincar.
Para além disso, bebidas com gás devem ser evitadas. Estas bebidas tem um produto químico que dissolve a substância utilizada para colar os brackets aos dentes, e ainda provoca cáries por ter muito açúcar.
A rotina de higienização oral muda
A rotina de higienização oral tem de mudar. Os resíduos alimentares ficam facilmente retidos no aparelho, portanto, deve demorar entre 3 e 4 minutos a escovar os dentes e, como as cerdas da escova de dentes se desgastam com maior facilidade, é recomendado trocar de escova de dentes com mais frequência.
O escovilhão interdentário (para higienizar por baixo do arco), o fio dentário e o elixir oral são indispensável para limpar todas as partes da boca e da estrutura metálica. A língua, a gengiva e a bochecha não devem ser negligenciadas.
Limpeza dos dentes e aparelho dentário fixo com escovilhão interdentárioO tratamento é demorado
O tempo de duração do tratamento depende de caso para caso. Mas geralmente, tem a duração de um a três anos.
Depois do tratamento, os dentes podem voltar à posição inicial
Depois de tirar o aparelho é preciso ainda usar um aparelho de contenção para que toda a dentição se mantenha na posição correta. Estas contenções podem ser removíveis ou então fixas, através de um fio de aço fino, colado na parte interna dos dentes.
Os adolescentes precisam de usar contenção durante dois anos. Já o adulto é recomendado que usem a vida toda.
Benefícios do aparelho dentário fixo
A utilização de aparelho dentário fixo muda a aparência estética dos dentes e melhora a qualidade de vida. Por exemplo, o aparelho pode resolver o problema das dores de cabeça, provocada pela incorreta posição dos dentes que exercem pressão em nervos e músculos.
Para além disso, os aparelhos dentários também corrigem a estrutura óssea da mandíbula e do maxilar e isso faz com que a fala, a respiração e a mastigação melhorem.
Se quer alinhar o seu sorriso, marque já uma consulta de avaliação oral na clínica dentária Smile.up mais perto de ti.
Desde aparelhos dentários, dos invisíveis aos convencionais, como o já conhecido Invisalign, passando pelas próteses dentárias, vulgarmente conhecidas como dentaduras ou placas, passando ainda por implantes dentários, facetas ou branqueamentos dentários, várias são as opções de tratamento que vão tornar qualquer sorriso de sonho em realidade.